Entenda o processo de regravações

No ano de 2019, Taylor Swift entrou em uma disputa com o empresário Scooter Braun e com a sua antiga gravadora, a Big Machine Records. Braun adquiriu os masters dos 6 primeiros álbuns de Taylor, sem que ela tivesse a chance de comprá-los.

Em junho de 2019, Taylor publicou uma carta em seu Tumblr falando sobre a aquisição da BMR por Scooter Braun:

“Durante anos pedi e implorei por uma oportunidade de ter posse do meu trabalho. Ao invés disso, foi me dada a oportunidade de renovar meu contrato com a Big Machine Records e “ganhar” um álbum de volta por vez, um a cada álbum novo que entregasse. Eu saí de lá porque sabia que uma vez que assinasse aquele contrato, Scott Borchetta iria vender a gravadora, consequentemente me vendendo junto com meu futuro. Tive que tomar a difícil decisão de deixar o meu passado para trás. Música que compus no chão do meu quarto e vídeos que sonhei e paguei do dinheiro que ganhei tocando em bares, clubes, arenas e estádios.

Alguns fatos interessantes da notícia de hoje: fiquei sabendo que o Scooter Braun se tornou dono dos meus originais junto com todo o mundo. Tudo o que pude pensar foi sobre o bullying incessante e manipulativo que sofri dele durante anos. Como quando a Kim Kardashian orquestrou que um trecho de uma ligação gravada ilegalmente fosse vazado e então Scooter fez com que dois de seus clientes praticassem bullying online contra mim (vejam a foto). Ou quando seu cliente, Kanye West, organizou um vídeo com revenge porn em que figura o meu corpo nu. Agora Scooter me despiu do trabalho de minha vida e que eu não tive oportunidade de comprar. Essencialmente, o legado de minha música está prestes a ir para as mãos de alguém que tentou acabar com ele.

Esse é o pior cenário. É o que acontece quando você contrata uma adolescente de 15 anos e a alia com alguém que o termo lealdade é claramente apenas um conceito contratual. E quando esse homem diz que “música tem valor”, ele quer dizer do valor que está nas mãos de homens que não tiveram parte em sua criação. Quando deixei meus originais nas mãos do Scott, eu sabia que ele acabaria os vendendo. Nem nos meus piores pesadelos imaginei que seria para o Scooter. Sempre que Scott Borchetta ouviu as palavras ‘Scooter Braun’ sair dos meus lábios foi quando estava chorando ou tentando não chorar. Ele sabia o que estava fazendo, ambos sabiam. Controlam uma mulher que não queria estar associada a eles. Perpetuamente. Isso significa para sempre.

Estou muito agradecida de estar contratada em uma gravadora que acredita que devo ser dona de tudo que crio. Ainda bem que deixei meu passado nas mãos do Scott e não meu futuro. E tomara que jovens e crianças com sonhos na música leiam isso e aprendam como se proteger melhor em negociações. Você merece ser dono da arte que você produz.
Sempre vou me orgulhar dos meus trabalhos passados. Mas, para uma opção mais saudável, Lover será lançado dia 23 de agosto.

Triste e enojada, Taylor”

Em agosto de 2019, Taylor concedeu uma entrevista para a CBS onde foi perguntada se poderia regravar seu catálogo antigo.

“Você poderia fazer isso?”, questionou Tracy Smith

“Oh, sim”, Swift disse

“Isso é um plano?”, Smith perguntou

“Sim, absolutamente”, Taylor respondeu

Ainda em agosto, Taylor fez uma aparição no programa norte-americano Good Morning America, onde performou algumas músicas e cedeu uma entrevista a Roben Roberts, e falou um pouco sobre as regravações:

“É algo que estou muito animada para fazer, porque meu contrato diz que posso começar em novembro de 2020, então no próximo ano, posso gravar todos os cinco álbuns novamente*. Estou muito animada com isso. Porque eu acho que os artistas merecem ser donos do seu próprio trabalho. Eu sou muito apaixonada por isso… é ano que vem. Já está chegando. Eu estarei ocupada. Estou realmente animada”.

  • Cinco álbuns, pois o reputation lançado em 2017, ainda não poderia ser regravado, apenas em novembro de 2022.

Em novembro de 2019, Taylor Swift recebeu o prêmio de Artista da Década no AMAs e planejava fazer uma performance que contasse um pouco da sua trajetória no mundo da música, cantando alguns de seus hits antigos. Porém, os direitos de seus masters pertenciam ao empresário Scooter Braun, ela não tinha autorização para cantá-las em eventos gravados. Em uma nova carta no Tumblr, ela voltou a mencionar que iria regravar seus álbuns antigos:

“Scott Borchetta disse para a minha equipe que eles vão permitir que eu use minhas músicas apenas se eu fizer o seguinte: se eu concordar em não regravar minhas músicas no próximo ano (coisa que estou permitida a fazer legalmente e planejo fazer) e também disse para a minha equipe que eu pare de falar sobre ele e o Scooter Braun”.

Um ano depois, em novembro de 2020, Scooter Braun vendeu novamente os masters dos álbuns de Taylor Swift para a empresa de capital privado Shamrock Holdings. E, novamente, Taylor não foi informada sobre a venda e postou mais uma carta em suas redes sociais:

“Eu queria checar e atualizar vocês. Como sabem, durante o último ano venho tentando readquirir a propriedade dos meus masters. Pensando nisso, meu time tentou entrar em negociações com o Scooter Braun. O time do Scooter queria que eu assinasse um termo de confidencialidade muito rígido dizendo que eu nunca diria outra palavra sobre Scooter Braun a menos que fosse positiva, antes mesmo que pudéssemos olhar as demonstrações financeiras do BMLG (o que é sempre o primeiro passo em uma compra dessa natureza). Então, eu teria que assinar um documento que me silenciaria para sempre antes mesmo que eu tivesse a chance de fazer uma proposta de pagamento sobre meu próprio trabalho. Meu time jurídico disse que essas condições são absolutamente FORA do comum e que eles nunca viram um acordo de confidencialidade assim, sem ser em casos de um assediador que tenta comprar o silêncio de sua vítima 😬 Ele nem passou um preço para o meu time. Esses masters nunca estiveram à venda para mim. Algumas semanas atrás, meu time recebeu uma carta de uma empresa de capital privado chamada “Shamrock Holdings”, que nos avisou ter comprado de Scooter Braun 100% da minha música, vídeos e arte de álbuns. Foi a segunda vez que minha música foi vendida sem que eu soubesse. A carta dizia que eles queriam falar comigo antes da venda para me avisar, mas que o Scooter Braun tinha requerido que eles não me contatassem ou o meu time, caso contrário a negociação seria desfeita. Assim que começamos a comunicação com Shamrock, eu descobri que sob os termos deles, Scooter vai continuar lucrando por muitos anos sobre meu antigo catálogo. Eu estava esperançosa e aberta a possibilidade de uma parceria com Shamrock, mas a participação de Scooter é um impedimento para mim. Recentemente, eu comecei a regravar minhas músicas antigas e isso tem se provado animador e criativamente gratificante. Eu tenho muitas surpresas guardadas 😎 Eu quero agradecer vocês por me apoiarem durante essa saga continua e eu mal posso esperar para vocês ouvirem o que eu tenho sonhado. Amo vocês e vou continuar tocando em frente, como dizem.”

Taylor

Ainda em novembro de 2020, Taylor conquistou 3 prêmios no AMAs, mas não compareceu à premiação que acontecia ao vivo. Em um vídeo, ela explicou que sua ausência estava ligada à regravação de seu antigo catálogo:

“A razão por eu não estar aí essa noite é porque eu estou regravando todas as minhas músicas antigas neste estúdio em que nós originalmente as gravamos, então tem sido incrível e eu mal posso esperar para vocês ouvirem. Mas tenham uma ótima noite, eu amo muito vocês e obrigada, obrigada, obrigada”.

Seu vídeo foi gravado no Conway Recording Studio em Los Angeles, estúdio onde os álbuns “Red” e “1989” foram gravados originalmente.

Já em dezembro de 2020, os swifties foram surpreendidos quando a versão regravada de “Love Story” apareceu em um comercial estrelado por Ryan Reynolds, amigo de longa data de Taylor. Em suas redes sociais, Swift comentou sobre a nova versão:

Okay, enquanto as regravações não ficam prontas, meu amigo Ryan Reynolds perguntou se poderia usar uma trecho de uma delas para um comercial muito divertido que ele escreveu, então aqui está uma prévia de Love Story! Trabalhando muito para mostrar as músicas para vocês logo”.

Voltar